A geleia real é assim chamada porque é um tipo especial de produto produzido a partir do mel, feito pelas abelhas operárias para a alimentação da abelha rainha.
As operárias ao se alimentarem do néctar sugado das flores, conseguem sintetizar em suas glândulas esse açúcar somado ao pólen, junto com mel e com água, produzindo esse composto químico altamente energético que é oferecido para a rainha e também para as pequenas larvas com até poucos dias de vida.
Talvez seja por consumir um alimento tão rico energeticamente que a abelha rainha tenha capacidade de viver por até 5 anos enquanto as demais abelhas vivem aproximadamente por pouco mais de um mês.
Geleia real para consumo humano: como usar
Tomar geleia real todos os dias aumenta a produção de colágeno, fator que garante benefícios para a pele e também para os cabelos. Como ela pode ser encontrada em cremes para aplicação capilar, previne e trata a queda dos fios e os deixa menos ressecados e quebradiços.
Geleia real para pele
Justamente por estimular a produção de colágeno no organismo, a geleia real é uma substância comum em cremes e produtos para a pele. Ela também possui ação anti-cancerígena e protege a pele de inflamações, no geral.
A geleia real atua na diretamente nas células e, de certa forma, protege a pele dos raios ultravioletas e também de danos causados pela poluição do ar. Pode-se dizer que ela cria uma “barreira” abaixo da epiderme, que diminui o processo de envelhecimento da pele.
A geleia real é rica em diversos compostos fundamentais para a conservação da pele, entre eles, vitaminas, aminoácidos, lipídios e minerais. Ela recupera o tecido e revitaliza o viço da pele, suavizando as linhas de expressão, comuns conforme a idade vai avançando, e combatendo a flacidez.
Isso significa que pessoas que buscam prevenir o envelhecimento da pele, além de aumentar a imunidade do corpo são muito beneficiadas com a geleia real.
Além dos benefícios já citados sobre o uso da geleia real para pele e corpo, ainda estão: prevenção de acnes e espinhas, e fortalecimento das unhas.
Geleia real para o cabelo
Como já dito, a geleia real pode ser usada em tratamentos capilares, para fortalecer e melhorar a textura dos fios, já que possui um poder nutritivo muito alto. Portanto, é uma ótima aposta para quem está com os cabelos danificados do sol ou de outras químicas.
Entre os benefícios que a geleia real traz para os cabelos, podemos citar:
- Crescimento
- Controle de queda, causada pela quebra dos fios
- Mantém e realça a cor do cabelo
- Previne aparecimentos de fios brancos
- Estimula o crescimento e previne a calvíce
- Hidrata e regenera os fios
- Diminui o frizz
Você pode fazer um produto caseiro de geleia real, para utilizar tanto na pele quanto no cabelo. Basta misturar a mesma quantia de geleia real e extrato de própolis, para a metade de mel. A mistura pode ser aplicada a cada duas semanas na pele ou no cabelo.